Com exclusividade à Folha Dirigida, Sejusp MG informa que nova seleção terá 3.506 vagas para agente penitenciário temporário. Confira!
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) confirmou que serão abertas 3.506 vagas para agentes penitenciários temporários. A oferta foi passada com exclusividade à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 23.
A carreira tem como requisito o ensino médio completo. A contratação será por tempo determinado para atuação no sistema penitenciário de Minas Gerais.
Ainda não há informação sobre salário atualizado, prazo para edital e se a oferta será regionalizada, ou seja, distribuída por localidades.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Rogério Greco, informou que a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a escolhida como banca organizadora da seleção.
“A Fundação Getulio Vargas ganhou para fazer o PSS (processo seletivo simplificado) para os contratados (por tempo determinado). Hoje, o contratado ainda é uma necessidade, com a tendência de acabar em um espaço curto de tempo. Porque o certo e o ideal é termos só os efetivos”, disse.
Oficialmente, a pasta não confirmou o nome da banca, apenas que a instituição já foi definida.
“A empresa organizadora do Processo Seletivo para Agente Penitenciário já foi selecionada, de acordo com a melhor técnica e preço. Somente após a publicação do contrato podemos afirmar qual é a empresa organizadora”, informou a Sejusp MG, em nota.
A seleção para agentes penitenciários será composta por provas objetivas e não somente por avaliação de títulos. Dessa maneira, a banca contratada deverá viabilizar e aplicar os exames de múltipla escolha. As disciplinas e o conteúdo programático ainda não foram divulgados.
Os preparativos para o processo seletivo de temporários foram iniciados em fevereiro, quando a comissão organizadora foi formada.
Servidores foram designados para definir o plano de trabalho com cronograma e atribuições de cada setor. Além de definir as etapas e critérios para realização de cada uma delas; elaborar edital e outros documentos necessários para a instrução do processo seletivo.
A Sejusp MG também realiza um concurso com 2.420 vagas efetivas para policial penal (antigo agente penitenciário), cujas provas objetivas foram realizadas em março.
Em 2018, foram abertas 4 mil vagas temporárias de agente
Em 2018, foi realizado um processo seletivo com 4 mil vagas temporárias para agente penitenciário de Minas Gerais. O cargo teve como requisito apenas o ensino médio completo.
As oportunidades foram para ambos os sexos. Na época, remuneração inicial de R$4.098,45 para carga de trabalho de 40 horas semanais.
A oferta foi para 18 municípios mineiros, incluindo a capital Belo Horizonte. Veja a distribuição na tabela abaixo:
A tendência é que essa estrutura seja mantida. A prova objetiva da última seleção teve 50 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, dez de Direitos Humanos, dez de Código de Ética e Estatuto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais e 20 de Conhecimentos Específicos.
Os aprovados foram contratados pelo período de três anos.
Concurso para Polícia Penal MG tem 2 mil vagas efetivas
O governo de Minas Gerais também realiza um concurso com 2.420 vagas para policiais penais, em caráter efetivo. Para se candidatar foi preciso ter o nível médio completo. NÃO foi cobrada altura nem carteira de motorista.
Aos aprovados será pago em início de carreira uma remuneração de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana. A seleção registrou o total de 209.213 candidatos.
As provas objetivas do concurso Polícia Penal MG foram realizadas no dia 13 de março. Foi necessário responder a 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa; cinco para Informática Base; 10 de Noções de Direito; 10 de Direitos Humanos; 20 de Legislação Especial; e cinco de Raciocínio Lógico.
No mesmo dia, foi cobrada uma prova discursiva, em que os concorrentes tiveram que elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.
O concurso também terá outras cinco fases. Veja quais são elas e as datas previstas de aplicação:
- Avaliações de aptidão psicológica e psicotécnica: 15 de maio
- Exames médicos: 4 a 22 de julho.
- Prova de condicionamento físico: 17 de agosto a 2 de setembro
- Comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social): até 5 de outubro
- Relação de Convocados para a Curso de Formação Técnico-Profissional: 15 de dezembro
- Curso de formação técnico-profissional: 2023
Fonte: Folha Dirigida